Desde 2006 tenho me dedicado a formação de
professores no uso do soroban. Ministro cursos e oficinas sobre o ensino da
técnica do soroban e participo de cursos de matemática divulgando e
apresentando a técnica do soroban. Acredito que o mesmo pode ser um recurso a
mais no aprendizado da matemática.
Em, 2009 iniciei um grupo com alunos e professores
para o ensino da técnica do soroban na escola em que atuo. O objetivo era que
os alunos se beneficiassem da técnica do soroban para usar em sala de aula. O
grupo foi formado por 4 alunos e três professoras. No início, tanto professores
como alunos acharam difícil o recurso, mas digo que foi somente no início,
depois tanto alunos como professores se encantaram com o aprendizado do soroban
e com o que ele pode proporcionar aos alunos, como: melhora da atenção,
concentração, criatividade, coordenação motora, autoestima, raciocínio lógico,
entre outros. O grupo perdurou por um ano e meio, depois as aulas foram
ministradas na própria sala de recursos multifuncional, na qual atuo.
Hoje,
ensino o soroban para três alunos, dois cegos e outro com baixa visão. Apesar
de estarmos ainda no início da técnica, os mesmos tem se dedicado muito.
Vou usar esse espaço para contar a
experiência com a aluna M. R. P. L. A aluna é cega e cursa o 3º ano do ensino
fundamental. A aluna começou a aprender o soroban este ano e já consegue fazer
adição e subtração simples. Tem usado o soroban em sala de aula e também nas
tarefas escolares.
Antes de iniciarmos com o uso do
soroban, trabalhamos com materiais concretos, como, palitos de sorvete,
tampinha de refrigerante, clipes, entre outros, para simularmos situações
problemas. Também trabalhamos com o material dourado, para que aluna se
apropriasse do que era ordem (unidade, dezena, centena, unidade de milhar,
dezena de milhar, centena de milhar e assim por diante), classe (simples, de milhar,
milhão, etc.), trocas que são necessárias no momento de fazer adição com
reserva, por exemplo, e a realização de cálculo mental.
Os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes
nas atividades, pois ao usá-los o processo de aprendizado do soroban se torna mais
motivador, criativo e fácil de entender. O uso dessas estratégias tem
facilitado o aprendizado do soroban.
Bom, o processo está apenas no início, mas prometo
contar as novidades que forem surgindo.
Quero recomendar um livro que muito ajudará no ensino
do soroban. O livro apresenta atividades que antecedem o uso do soroban e que
são importantes na aquisição de conceitos que facilitará o aprendizado da
técnica do soroban nas 4 operações. O livro se encontra nas publicações da
educação especial, site do MEC e se intitula: “A construção do conceito de
número e o pré-soroban”. Leiam e depois, comentem no blog.
Abaixo, o link onde vocês poderão fazer o download do livro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário