Minha lista de blogs

sábado, 19 de maio de 2012

PRATICAS INCLUSIVAS ESCOLARES COM O SOROBAN

Olá!!
Desde 2006 tenho me dedicado a formação de professores no uso do soroban. Ministro cursos e oficinas sobre o ensino da técnica do soroban e participo de cursos de matemática divulgando e apresentando a técnica do soroban. Acredito que o mesmo pode ser um recurso a mais no aprendizado da matemática.

Em, 2009 iniciei um grupo com alunos e professores para o ensino da técnica do soroban na escola em que atuo. O objetivo era que os alunos se beneficiassem da técnica do soroban para usar em sala de aula. O grupo foi formado por 4 alunos e três professoras. No início, tanto professores como alunos acharam difícil o recurso, mas digo que foi somente no início, depois tanto alunos como professores se encantaram com o aprendizado do soroban e com o que ele pode proporcionar aos alunos, como: melhora da atenção, concentração, criatividade, coordenação motora, autoestima, raciocínio lógico, entre outros. O grupo perdurou por um ano e meio, depois as aulas foram ministradas na própria sala de recursos multifuncional, na qual atuo.

            Hoje, ensino o soroban para três alunos, dois cegos e outro com baixa visão. Apesar de estarmos ainda no início da técnica, os mesmos tem se dedicado muito.

            Vou usar esse espaço para contar a experiência com a aluna M. R. P. L. A aluna é cega e cursa o 3º ano do ensino fundamental. A aluna começou a aprender o soroban este ano e já consegue fazer adição e subtração simples. Tem usado o soroban em sala de aula e também nas tarefas escolares.

            Antes de iniciarmos com o uso do soroban, trabalhamos com materiais concretos, como, palitos de sorvete, tampinha de refrigerante, clipes, entre outros, para simularmos situações problemas. Também trabalhamos com o material dourado, para que aluna se apropriasse do que era ordem (unidade, dezena, centena, unidade de milhar, dezena de milhar, centena de milhar e assim por diante), classe (simples, de milhar, milhão, etc.), trocas que são necessárias no momento de fazer adição com reserva, por exemplo, e a realização de cálculo mental.

Os jogos e as brincadeiras sempre estiveram presentes nas atividades, pois ao usá-los o processo de aprendizado do soroban se torna mais motivador, criativo e fácil de entender. O uso dessas estratégias tem facilitado o aprendizado do soroban.

Bom, o processo está apenas no início, mas prometo contar as novidades que forem surgindo.

Quero recomendar um livro que muito ajudará no ensino do soroban. O livro apresenta atividades que antecedem o uso do soroban e que são importantes na aquisição de conceitos que facilitará o aprendizado da técnica do soroban nas 4 operações. O livro se encontra nas publicações da educação especial, site do MEC e se intitula: “A construção do conceito de número e o pré-soroban”. Leiam e depois, comentem no blog.
Abaixo, o link onde vocês poderão fazer o download do livro.


Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário