Olá!!!
Antes de postar mais
uma experiência de prática de inclusão escolar, quero compartilhar com vocês,
um recurso que tenho usado muito na sala de recursos multifuncional, o soroban.
Acredito que o mesmo, é um recurso facilitador do aprendizado da matemática. Tenho
incentivado todos os alunos que freqüentam a sala de recursos a usarem o
soroban.
Vale ressaltar que o
soroban é um recurso muito apropriado ao ensino da matemática e pode ser usado por
todos os alunos, bem como por todas as pessoas, não importando a idade.
Adoro ensinar soroban!
No final dessa página vou postar dois links. Um deles é um site onde vocês poderão baixar um software, o sorocal, que auxilia no aprendizado do soroban e o outro, é sobre o método supera - Ginástica para o cérebro, método este, que utiliza o ábaco para efetuar cálculos matemáticos, sem usar qualquer meio físico ou externo, utilizando apenas a mente.
Soraban é o nome dado
ao ábaco japonês, que teve origem na China e foi importado pelo Japão, em 1622.
Foi trazido ao Brasil pelos primeiros imigrantes, em 1908 e adaptado para os
deficientes visuais, em 1949 por Joaquim Lima de Moraes. Faz parte do currículo para ensino de
deficientes visuais e adotado pelo sistema educacional em todo o território
nacional.
A partir da Portaria
1010, de maio de 2006, o soroban foi instituído como um recurso educativo específico
e imprescindível para a execução de cálculos por alunos com deficiência visual.
Segundo a Portaria 1010, “o soroban é um contador mecânico adaptado para uso
das pessoas com deficiência visual, cuja manipulação depende exclusivamente do
raciocínio, domínio e destreza do usuário, diferindo, portanto, da calculadora
eletrônica”. A partir desta portaria foi permitido ao deficiente visual usar o
soroban para realizar provas, fazer vestibular, prestar concurso, entre outros.
O Soroban é composto de:
·
Eixos verticais
-> representam as ordens (unidade, dezena e centena).
·
Régua
longitudinal -> separa as contas de valor 5, das contas de valor 1.
·
Pontos em relevo
-> localizados sobre a régua para indicar separação de classes (simples,
milhar, milhão).
·
Borracha interna
-> serve para firmar as contas que se movimentam quando as deslocamos.
·
Contas ->
dispostas 4 na parte inferior da régua, cada uma com valor absoluto1 e uma na
parte superior com valor absoluto 5.
O registro dos números no soroban é sempre
da ordem maior para menor. Ex: 125 – coloca 1 na centena, 2 na dezena e 5 na
unidade. Limpar o soroban significa que todas as contas (superior e inferior)
devem estar afastadas da régua longitudinal.
Para realizar a leitura no soroban,
deve-se deslocar o indicador sobre a régua, a partir da direita, procurando
localizar a ordem mais elevada. Conte os separadores das classes e a partir
daí, a leitura é feita normalmente iniciando-se pela ordem maior.
MEC/SEESP.
A construção do conceito de número e o pré-soroban. Brasília : 2006.
Olá!
ResponderExcluirQualquer dúvida sobre o uso do soroban, sintam-se a vontade para me perguntar.
Abs
Cássia