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sábado, 19 de maio de 2012

SOROBAN


Olá!!!
Antes de postar mais uma experiência de prática de inclusão escolar, quero compartilhar com vocês, um recurso que tenho usado muito na sala de recursos multifuncional, o soroban. Acredito que o mesmo, é um recurso facilitador do aprendizado da matemática. Tenho incentivado todos os alunos que freqüentam a sala de recursos a usarem o soroban.
Vale ressaltar que o soroban é um recurso muito apropriado ao ensino da matemática e pode ser usado por todos os alunos, bem como por todas as pessoas, não importando a idade.

Adoro ensinar soroban!
No final dessa página vou postar dois links. Um deles é um site onde vocês poderão baixar um software, o sorocal, que auxilia no aprendizado do soroban e o outro, é sobre o método supera - Ginástica para o cérebro, método este, que utiliza o ábaco para efetuar cálculos matemáticos, sem usar qualquer meio físico ou externo, utilizando apenas a mente.



Soraban é o nome dado ao ábaco japonês, que teve origem na China e foi importado pelo Japão, em 1622. Foi trazido ao Brasil pelos primeiros imigrantes, em 1908 e adaptado para os deficientes visuais, em 1949 por Joaquim Lima de Moraes.  Faz parte do currículo para ensino de deficientes visuais e adotado pelo sistema educacional em todo o território nacional.
A partir da Portaria 1010, de maio de 2006, o soroban foi instituído como um recurso educativo específico e imprescindível para a execução de cálculos por alunos com deficiência visual. Segundo a Portaria 1010, “o soroban é um contador mecânico adaptado para uso das pessoas com deficiência visual, cuja manipulação depende exclusivamente do raciocínio, domínio e destreza do usuário, diferindo, portanto, da calculadora eletrônica”. A partir desta portaria foi permitido ao deficiente visual usar o soroban para realizar provas, fazer vestibular, prestar concurso, entre outros.
O Soroban é composto de:
·         Eixos verticais -> representam as ordens (unidade, dezena e centena).
·         Régua longitudinal -> separa as contas de valor 5, das contas de valor 1.
·         Pontos em relevo -> localizados sobre a régua para indicar separação de classes (simples, milhar, milhão).
·         Borracha interna -> serve para firmar as contas que se movimentam quando as deslocamos.
·         Contas -> dispostas 4 na parte inferior da régua, cada uma com valor absoluto1 e uma na parte superior com valor absoluto 5.
O registro dos números no soroban é sempre da ordem maior para menor. Ex: 125 – coloca 1 na centena, 2 na dezena e 5 na unidade. Limpar o soroban significa que todas as contas (superior e inferior) devem estar afastadas da régua longitudinal.
Para realizar a leitura no soroban, deve-se deslocar o indicador sobre a régua, a partir da direita, procurando localizar a ordem mais elevada. Conte os separadores das classes e a partir daí, a leitura é feita normalmente iniciando-se pela ordem maior.




          MEC/SEESP. A construção do conceito de número e o pré-soroban. Brasília : 2006.

            www.metodosupera.com.br




Um comentário:

  1. Olá!
    Qualquer dúvida sobre o uso do soroban, sintam-se a vontade para me perguntar.
    Abs
    Cássia

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