Como pesquisadora e professora de sala de recursos multifuncional percebo que o conhecimento e uso dos recursos por professores no ensino regular ainda é limitado, principalmente no que se refere ao recurso de alta tecnologia. Frente ao desafio de viabilizar, fortalecer o uso de tais recursos na escola, esse espaço objetiva divulgar, compartilhar, discutir, dialogar com professores do regular/educação especial sobre baixas e altas tecnologias para a inclusão escolar do deficiente visual.
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quinta-feira, 10 de maio de 2012
Olá!
Segue um resumo da minha dissertação de mestrado. Em breve, colocarei a dissertação completa.
Uso de recursos da informática na educação de escolares deficientes visuais: conhecimentos, opiniões e práticas de professores
Realizou-se estudo analítico com os objetivos de verificar conhecimentos, opiniões e práticas de professores a respeito do uso de recursos da informática na educação de escolares deficientes visuais e verificar características de professores em relação à formação e exercício profissional. A amostra foi composta por 58 professores do ensino fundamental e médio que lecionavam para escolares deficientes visuais e 76 professores que não lecionavam para escolares deficientes visuais, embora houvesse esses escolares inclusos nas escolas em que atuavam. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, questionário auto-aplicável. A maioria dos professores (96,9%) não recebeu preparo específico para atuar com escolares deficientes visuais. Quanto ao conhecimento de programas usados por escolares deficientes visuais, a totalidade dos professores desconhecia as tecnologias usadas por esses escolares. A maior proporção dos professores (85,1%) admitiu não utilizar o laboratório de informática com escolares e 94,8% dos professores que lecionavam para deficientes visuais também declararam não utilizar o laboratório de informática com esses escolares. No que se refere à importância atribuída à informática na educação de escolares deficientes visuais 84,2% dos professores opinaram ser esta muito importante. Dos respondentes 76,7% não sabem o que é recurso óptico, 87,9% não tem conhecimento sobre recurso não-óptico e 97,8% não sabem escrever e nem ler em braille. Conclui-se desconhecimento de professores a respeito da aplicação do recurso da informática aos escolares deficientes visuais. Paradoxalmente reconhecem que a informática é muito importante para o aprendizado desses escolares, embora a maioria dos professores não a utilize com essa população. Verificou-se também conhecimento insuficiente a respeito de recursos ópticos, não-ópticos e Sistema Braille.
Abs
Cássia
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